Assumindo total responsabilidade pela falha, a empresa admite o erro, não questiona a punição e promete realizar as provas no próximo domingo
Gislaine Spagnollo
Representantes da Ética Concursos Públicos Ltda estiveram na Prefeitura de Sertãozinho hoje pela manhã para prestar esclarecimentos sobre o motivo do cancelamento das provas do Processo Seletivo, que deveriam ter sido realizadas no último domingo, dia 08. Na ocasião, a empresa também foi comunicada pela Prefeitura sobre a multa que receberá diante do atraso na prestação do serviço.
De acordo com a Procuradoria Jurídica do município, o contrato prevê multa de 10% do valor arrecadado com as inscrições dos candidatos, o que representa uma multa de, aproximadamente, R$ 5.200,00.
A Ética Concursos Públicos foi contratada através de licitação, por meio do Pregão 144/2011, e entre todos os sete participantes do certame, ofereceu os melhores preços de inscrições.
Esclarecimentos
Em reunião realizada na Prefeitura hoje pela manhã, o sócio da empresa, Fernando Rossi, e o advogado Pedro Garcia explicaram que o motivo do cancelamento da aplicação das provas foi um erro de diagramação. “Em 15 questões, as quatro alternativas de resposta apareciam todas iguais, o que inviabilizava a prova. Por isso decidimos suspendê-la e reaplicá-la no próximo domingo, já que o erro somente foi detectado em cima da hora”, afirmou Rossi.
Tanto a Prefeitura, quanto os candidatos, só foram avisados no domingo de manhã.
Ele também ressaltou que todo o processo de elaboração das provas e impressão é realizado dentro da empresa, a qual possui gráfica própria para garantir maior sigilo. Por este motivo, a 'Ética' está abrindo uma sindicância interna para apurar o ocorrido.
Próximo domingo
As provas serão reaplicadas no próximo domingo, dia 15, no mesmo horário e nos mesmos locais. “Não haverá novos sustos”, garantiu o sócio da empresa, e completou: “este foi um caso isolado. No ano passado, realizamos 27 concursos em vários estados brasileiros e não tivemos problema em nenhum”.
A Ética Concursos Públicos Ltda, com sede na cidade de Santa Fé, no Paraná, já participou de vários processos licitatórios em Sertãozinho, mas venceu o certame pela primeira vez.
O advogado Pedro Garcia informou que, além do comunicado no site da empresa sobre a nova data do Processo Seletivo, todos os inscritos também serão informados por email.
Contrato mantido
Segundo a Procuradoria Jurídica do município, o contrato com a empresa foi mantido porque uma nova licitação ou convocação do segundo colocado para realização das provas, poderia causar prejuízos para a administração municipal, uma vez que, atrasando a contratação desses profissionais, o ano letivo pode ser prejudicado já que o calendário escolar está programado.
As provas são para os cargos de fonoaudiólogo, atendente, auxiliar de desenvolvimento infantil, agente de organização escolar e professor para os Programas de Educação Básica I e II.