Patrícia Pinto
Com o tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada em Brasília, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República(SDH/PR). Sertãozinho foi representada por um funcionário da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, o coordenador do Projeto Migrante, Braz Carmona.
O objetivo central do evento foi debater avanços da Política Nacional do Idoso e demais assuntos referentes ao envelhecimento. A Conferência foi procedida de etapas municipal, ocorrida em 1º de setembro, estadual, ocorrida de 17 a 20 na cidade de Águas de Lindóia/SP.
Nestas etapas foram escolhidos os delegados, os quais tem direito a voto, para representar os Estados da Federação. Dos quase 800 delegados no país todo, 130 foram de São Paulo, que teve a maior delegação, e a nossa região contou com três representantes, entre eles Braz Carmona.
Cada região apresentou cinco propostas, com uma prioridade por região, no Estado de São Paulo. Os pedidos foram:
– formação de uma Secretaria Nacional do Idoso (foi o tema mais almejado);
– antecipação do benefício de progressão continuada dos 65 anos para os 60 anos;
– correção da aposentadoria com base nos trabalhadores ativos.
O coordenador do Projeto Migrante destacou a importância de se discutir a política nacional dos direitos do idoso, e acrescentou que nesta Conferência, foram alcançados os objetivos dos delegados de São Paulo. Ele também afirmou que foi um grande avanço para a categoria e concluiu que a produtividade foi muito boa.
A Conferência contou com a presença da Ministra de Estado da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, e da presidente nacional dos direitos do idoso, Karla Cristina Giacomin.