Sertãozinho, por meio do Departamento de Cultura, é uma das cidades da região beneficiadas pelo Ministério da Cultura, através do Consórcio Intermunicipal de Cultura
Ana Maria Pena
O Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, beneficiou municípios do interior paulista para o projeto Agentes da Leitura, o qual faz parte do pacote de serviços conquistados pelas cidades que compõem o 1º Consórcio Intermunicipal de Cultura do Brasil.
Sertãozinho foi uma das cidades, já que faz parte do Consórcio Intermunicipal de Cultura. O Projeto consiste na concessão de bolsas de complementação de renda, no valor mensal de R$ 350, para jovens e adultos entre 18 e 29 anos.
Os colaboradores devem mostrar habilidades para ação e difusão cultural, já que atuarão em suas comunidades como Agentes de Leitura.
Segundo o edital de seleção, o agente deve realizar atividades junto ao projeto durante 25 horas semanais. Os agentes terão uma bicicleta, uma mochila cheia de livros e devem visitar casas e espaços comunitários no intuito de colaborar com o desenvolvimento humano através da leitura.
Para Sertãozinho e o distrito de Cruz das Posses, serão selecionados quatro agentes de leitura. Podem participar candidatos que morem em Sertãozinho ou nas cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal Culturando. As inscrições pode ser feitas até o dia 14 de outubro. O formulário próprio para inscrição está disponível no site www.agcip.org.br/consórcioculturando ou www.cultura.gov.br e ainda http://mais.cultura.gov.br. Os interessados que desejam mais informações devem entrar em contato com o Departamento de Cultura e Turismo, pelo telefone: (16) 3945-9363.
O projeto Agente da Leitura foi lançado em Barretos, no último dia 27 de agosto, em plena Festa do Peão, com a presença de vários representantes do Ministério da Cultura, representando Sertãozinho, o chefe de Desenvolvimento de Turismo, Antonio Carlos da Costa, entre outras autoridades.
Consórcio
O Consórcio Intermunicipal Culturando abrange 20 cidades. Até outubro, o Consórcio lança edital para a criação dos 22 Pontos de Leitura (mini-bibliotecas para bairros) e deve repassar os kits para os 25 CineMais Cultura (estrutura para cineclube em bairros e para uso de entidades), assim que os receber.
?