Região supera outras do estado na oferta de empresas que oferecem
bens e serviços para o setor
A região de Ribeirão Preto concentra o maior número de fornecedores de bens e serviços do setor sucroalcooleiro.
As regiões de Campinas, do ABC paulista e de Ribeirão Preto têm três mil empresas que fornecem bens e serviços para o setor. Do total, 80% ficam na região.
A estimativa é da Secretaria de Indústria de Sertãozinho e foi divulgada nesta segunda-feira, durante lançamento de um índice que mede a confiança dos fornecedores do setor, em Ribeirão Preto.
"Das 550 empresas instaladas em Sertãozinho, quase 100% está diretamente ligada à cadeia produtiva de açúcar e álcool", disse Marcelo Pelegrini, secretário da Indústria do município.
Conforme a entidade Ceise-BR, que representa fornecedores, a cadeia produtiva no Brasil tem mais de quatro mil empresas em agroenergia, biocombustíveis, bioeletricidade e alcoolquímica e gera 2 milhões de empregos.
Os fornecedores estão confiantes no bom desempenho do setor nos próximos meses, aponta a pesquisa realizada pela primeira vez pelo Núcleo de Pesquisa em Agronegócio/FEA da USP, em parceria com a empresa Multiplus e com a fundação Fundace.
Em fevereiro, o índice foi de 0,69, destaca Roberto Fava Scare, um dos coordenadores do estudo.
Pesquisa semelhante de âmbito nacional, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apurou 0,61 pontos.
O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Multiplus/Fundace aplicou 125 questionários e será medido a cada dois meses.
(fonte: Jornal A Cidade, pág. B2, 29/03/2011)