Os conselheiros ainda conheceram Dr. Kabengele Munanga, uma das principais referências do movimento negro brasileiro
André Marques
Os membros do Conselho da Comunidade Negra de Sertãozinho participaram na última terça-feira, dia 15, da Semana da Calourada Malick, realizada pelo Coletivo de Vivências e Estudos Africanos da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), tendo como principal palestrante o Prof. Dr. Kabengele Munanga, que participou de uma roda de conversa com os professores Dr. Valter Silvério e Dr. Alessandro Santos na abertura do evento.
A Semana da Calourada é realizada para recepcionar os estudantes que ingressam na universidade, principalmente os estudantes que ingressaram pelas Ações Afirmativas, promovendo o debate ético-racial, visando o reconhecimento das diferenças, a valorização e o respeito.
O palestrante, Dr.Kabengele Munanga, é africano, nascido no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo, docente da USP, considerado uma das maiores autoridades em antropologia das populações afro-brasileiras e relações étnico-raciais no mundo. Em sua explanação, demonstrou de forma clara e precisa, aos participantes, inclusive aos conselheiros sertanezinos, a trajetória do negro desde sua sociedade intacta até seu esfacelamento pela colonização européia e sua transferência como escravo para as Américas.
A conferência abordou ainda temáticas extremamente importantes, como a origem histórica do mito racial da superioridade entre as raças e, como idéias que não tem nenhum fundamento científico foram gradativamente implantadas na imaginação da sociedade.
O Presidente do Conselho da Comunidade Negra de Sertãozinho, Acácio Augusto Tobias, empolgado com a palestra, revelou que há momentos em que chega a se emocionar. “Me emociono cada vez que percebo, que aquele que diz que nosso objetivo é impossível não sabe o que diz, e aqueles que caminham nessa luta está cada dia mais próximo de uma realidade possível”.