As obras estão em fase de licitação. A previsão é de que tudo esteja concluído
até o final deste ano
Gislaine Spagnollo
A Prefeitura Municipal de Sertãozinho retomou as obras de construção do monumento Cristo Redentor e do entorno do local. Conhecido popularmente como Morro do Vanzela, o local será transformado num parque ambiental e turístico.
Licitação
Após um ano paralisadas, as obras foram retomadas com a abertura de licitação para contratação de empresa para isolamento de toda a área do parque, com alambrados; construção de calçadas externas; construção de área de estacionamento para visitantes; construção de sanitários e lanchonetes.
Para esta fase, está previsto um recurso de R$ 1,5 milhão, proveniente do Ministério do Turismo.
Segundo o secretário de Planejamento do município, Alberto Dominguez Canovas, “a empresa que vencer a licitação deverá iniciar os trabalhos no local no mês de abril”.
Em breve, a prefeitura também abrirá licitação para conclusão da estrutura, que engloba a construção de um mirante; além da parte de operação e içamento da estátua do Cristo à sua base. Para esta fase, estão previstos R$ 900 mil de recursos próprios do município. “Estamos prevendo que o local esteja pronto para visitação no final deste ano”, afirmou o secretário.
O prefeito Nério Costa explica que a paralisação das obras se deu por conta das prioridades elencadas pelo atual governo, como a construção de moradias por exemplo. “Agora, com o recurso que conquistamos junto ao governo Federal, podemos retomar essa obra”.
Muito mais do que um monumento
Devido à importância e ao destaque que a construção do Cristo ganhou após a repercussão em toda a mídia nacional e internacional, o prefeito Nério Costa resolveu ampliar o projeto.
Hoje, além do monumento de 57 metros de altura, entre escultura e pedestal, o local está sendo totalmente remodelado, já que ali funcionou durante muito tempo uma pedreira, o que degradou a região. Parte da vegetação também foi danificada. A construção do Cristo vai transformar a área num parque ambiental e num ponto turístico. “Além de recuperarmos toda a área degradada, reflorestamos com espécies nativas. Todo esse trabalho ambiental vai proporcionar, futuramente, um ganho enorme em relação ao meio ambiente e também ao lazer dos visitantes que poderão fazer caminhadas, trilhas”, explicou Canovas.
Cristo
Só a estátua do Cristo tem 18 metros de altura e a base 39. São 60 toneladas de peso. A escultura foi feita com estrutura de aço e revestida por uma tela e argamassa. Dois artistas plásticos mineiros, Marcos Moura e Genésio Moura, foram contratados para dar forma ao Cristo.
Ao todo, com 57 metros, o monumento estará entre os 10 maiores do mundo - o Cristo Redentor do Rio de Janeiro mede 38 metros. E assim como o carioca, o Cristo de Sertãozinho também vai abraçar a cidade e estará com os braços voltados para a torre da Igreja Matriz.