O Prefeito Nério Costa esteve na capital Federal para renovar a autorização para captação de recursos e para tentar parcelar compra de prédio público.
Luiz Henrique Porto
Na última quarta feira, dia 16, o Prefeito de Sertãozinho esteve em Brasília, onde participou de importantes reuniões com representantes de governo federal.
Pela manhã, Nério Costa e o Secretário da Indústria e Comércio Marcelo Pelegrini tiveram um encontro com o presidente do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, José Nascimento Júnior. Desta reunião também participaram o Sr. Luis Biagi, representante da Fundação Engenho Central, o diretor de Cultura e Turismo do município Marcos Favaretto e o diretor de projetos da Prefeitura Walter Lúcio Celini.
Nesta oportunidade foi entregue um pedido para renovar a autorização de capitação de recursos, através da Lei Rouanet, para dar continuidade ao projeto de restauro do Engenho Central e posterior transformação do espaço em Museu Nacional do Açucar e Álcool.
Segundo o Prefeito, já na próxima semana o presidente do IBRAM deve responder a solicitação. “Foi uma reunião muito proveitosa. Além de bem recebidos, nós ainda fomos orientados sobre outras formas de capitação, tanto para o projeto do Museu quanto de recursos para o Trem da Cana”, disse Nério Costa.
Com o Ministro Wagner Rossi
Ainda no Distrito Federal, a comitiva sertanezina esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para também apresentar o projeto do Museu do Açucar e Álcool e pedir apoio para restauração da antiga usina e implantação do espaço cultural. Outro assunto tratado na audiência com o Ministro Wagner Rossi foi sobre a possibilidade de parcelar o pagamento da compra do prédio do INSS, onde está instalada a Encubadora de Empresas de Sertãozinho.
De acordo com o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, o processo para aquisição do imóvel dispensa a realização de um leilão, já que seria uma negociação entre orgãos públicos. “Precisamos ser atendidos pelo Ministro Garibaldi Alves, da Previdência Social, para negociarmos o parcelamento”, solicitou.
O secretário infomou ainda que o município não tem condições de pagar à vista o valor referente a compra da área avaliada em R$ 2,5 milhões.
De imediato, o MInistro Wagner Rossi ligou para o Ministério da Previdência Social pedindo que o Prefeito Nério Costa seja recebido pelo presidente do INSS. “Vamos agendar uma visita do Prefeito para que seja definido se é possível parcelar o pagamento e assim o prédio passar a ser definitivamente do município”, conclui Pelegrini.
A Encubadora de Empresas de Sertãozinho fica na Rua Ciro Simões, 373 no Setor Industrial da cidade.