O evento, que acontece até o dia 29 na Praça 21 de Abril, é dedicado aos cuidados e higiene da boca e dos dentes.
Luiz Henrique Porto
A 1ª Semana de Saúde Bucal de Sertãozinho começou oficialmente na manhã desta terça feira, dia 26. O evento traz informações e orientações sobre escovação e higienização da boca. As atividades são direcionadas aos estudantes das Escolas Municipais de Ensino Infantil, mas qualquer criança ou adulto que passar pela Praça 21 de Abril pode participar.
O Prefeito Nério Costa esteve presente na cerimônia de abertura do evento, assim como o Secretário de Saúde Fernando Furtado, a Secretária de Educação e Cultura Maria Dirma Bononi Francisco, o Coordenador de Saúde Bucal do Município Paulo Siqueira e a Vereadora Rita Tonielo Felício. Todas autoridades, ao fazerem uso da palavra, destacaram a importância das atividades que promovem ações preventivas de saúde, principalmente entre as crianças.
Garantir um atendimento dígno à população e zelar pela qualidade dos serviços na rede pública são pontos que tem recebido atenção especial da atual administração. Além de parabenizar pela iniciativa e realização da Semana, o Prefeito Nério Costa ainda ressaltou o trabalho dos profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas, mas criticou as faltas injustificadas dos pacientes às consultas. “Só porque é de graça as pessoas não devem simplesmente deixar de comparecer ao atendimento agendado. Quantos outros pacientes não poderiam ser consultados se todos respeitassem os horários marcados?”, questionou. O número de pacientes que desperdiçam a oportunidade de serem atendidos no Centro de Odontologia do Jardim Alvorada chega a 20 por cento, segundo o Prefeito.
Na Semana de Saúde Bucal, o tema é tratado de forma lúdica. Um grupo de teatro apresenta uma peça que mostra de uma maneira divertida os resultados de se manter o hábito de uma boa escovação. Para completar, os dentistas trabalham os conceitos de forma prática com macro modelos, escovas e outros instrumentos de motivação.
Ainda na praça estão à disposição os “Escovôdromos”, onde os estudantes podem usar um produto para evidenciar a presença das bactérias e da placa bacteriana. Eles também recebem uma cartilha educativa para reforçar o aprendizado. O evento é uma promoção das Secretarias de Saúde e de Educação e Cultura.