O trecho que liga Sertãozinho a Pontal deve ficar pronto no mês de dezembro.
Luiz Henrique Porto
O antigo ramal ferroviário passa por um processo de revitalização. Uma empreiteira contratada está trabalhando na limpeza de toda extensão do trecho, na reposição dos trilhos e na troca dos dormentes. Por causa da ação do tempo de abandono, praticamente todo madeiramento terá que ser substituído. O serviço é uma responsabilidade da Ferrovia Centro Atlântica – FCA e conta com apoio da Secretaria Municipal de Obras e do SAEMAS.
A recuperação da ferrovia já estava prevista no plano de implantação do Trem da Cana, projeto turístico que vem sendo realizado pela Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio e a Associação Mogiana de Preservação Ferroviária.
Nesta parte de limpeza e desobstrução da linha não serão usadas verbas públicas. A FCA vai arcar com o custo da obra, já que também é parceira no projeto. “Vamos investir cerca de R$ 2,8 milhões e precisar de mais três meses para concluir o serviço”, estima o Coordenador da empresa José Oswaldo Cruz.
O trem
Além de fazer a revitalização da via férrea, a FCA ainda deve ceder ao município uma máquina diesel para operar no trecho, de acordo com o Secretário da Indústria e Comércio de Sertãozinho, Marcelo Pelegrini.
Para colocar o Trem da Cana em funcionamento uma composição inteira deve ser locada, com uma “Maria Fumaça” e pelo menos dois vagões. A proposta é implantar o passeio turístico entre Sertãozinho e a Estação Schimidt e depois trocar os carros a medida em que eles forem sendo restaurado. Cinco vagões foram doados à Prefeitura, quatro deles estão num pátio ferroviário em Osasco e um em Bauru.
A operação do trem ficará a cargo da Associação Mogiana de Preservação Ferroviária. “Espero que ainda no primeiro semestre do ano que vem a gente tenha efetivamente uma composição se dirigindo até o Engenho Central, que também está sendo passado para a Prefeitura e onde deverá ser implantado o Museu Nacional da Cana”, declarou Pelegrini.
Esclarecimento:
O trabalho de recuperação do ramal ferroviário começou na área em frente ao Fórum de Sertãozinho e deve se estender nos próximos meses até chegar na Estação da Fazenda Vassoural, em Pontal.
Vale ressaltar que as passagens do centro da cidade para o Jardim Alvorada não serão obstruídas. Elas ficaram todas como estão hoje. O passeio de trem será realizado apenas aos sábados, domingos e feriados. “No momento que o trem for passar será baixada uma cancela e logo depois da sua passagem a cancela é reaberta”, explicou o Secretário da Indústria e Comércio.
Outra informação para deixar mais tranquila a população daquela região da cidade é que atualmente os trens de carga não usam trilhos na bitola métrica, que será utilizada no Trem da Cana. Isso significa que no trecho urbano só passará o trem turístico e não teremos trens de carga circulando como antigamente.