24 MAR 2010
Sertanezinos marcam presença em corrida

Muito sol e um calor escaldante. Este foi o cenário da manhã do último dia 14 em Ribeirão Preto, onde dezenas de atletas participaram da primeira etapa do Circuito de Corridas da Caixa 2010.

Disciplina e determinação foram os sentimentos que fizeram com que seis membros da equipe sertanezina SuperAção Treinamento Físico, enfrentassem a prova até o final. “Montamos uma equipe que foi treinada a partir de um planejamento específico, que incluiu muita disciplina e força de vontade”, destacou o sétimo elemento da equipe Amauri Eleutério Júnior, personal trainer, que desta vez não participou da prova, por estar se recuperando de um trauma na perna.

Luiz Fernando Moraes, personal trainer, que ao lado de Amauri Eleutério gerencia os trabalhos da SuperAção Treinamento Físico, afirma que não é a primeira vez que inscreve seus alunos para provas de corrida. “No final do ano passado participamos da Corrida de São Silvestre. Desta vez, conseguimos correr com mais dois integrantes na equipe”, declara o personal trainer. “Já que a maioria de nossos alunos não são ligados à Educação Física, mas são adeptos de uma vida saudável, damos a eles condições de competir como verdadeiros atletas”.

Apoiada pela empresa Kross Impressão Digital & Sign, a equipe SuperAção participou da corrida em Ribeirão Preto com seis integrantes: Ana Cláudia Herrera, 39 anos, professora; Fabiano Paulino, 33 anos, professor; Gustavo Leonardo Moraes, 27 anos, administrador de rede; Leiliane Belezini, 34 anos, advogada; Luiz Fernando Moraes, 30 anos, personal trainer; e Nádia Reis, 31 anos, fisioterapeuta.

Ao final da prova, que teve como campeões um casal de quenianos, e como vice-campeões dois atletas brasileiros - Valdir Sérgio de Oliveira e Maria Zeferina Baldaia - todos os demais atletas, amadores ou iniciantes, também receberam medalhas.

Segundo Luiz Fernando, os alunos que participaram desta última corrida, fazem um treinamento regular, com o objetivo de conseguirem completar totalmente as provas e até mesmo melhorarem seus tempos. “É importante destacar que toda pessoa saudável, que tenha vontade de correr numa prova de rua, pode começar a treinar até quatro meses antes da competição; entretanto é necessária muita disciplina”, ressalta.

Quando se tem boa saúde, tornar-se um corredor assim como os atletas sertanezinos, é possível; entretanto aos iniciantes é importante procurar um médico e um profissional de Educação Física, pois assim a corrida poderá ser iniciada com mais segurança; é preciso tomar cuidado com os horários de treinamento; ter boa alimentação e hidratação; usar roupas leves e calçados adequados. Indivíduos cardiopatas ou com alguma outra doença, devem ter muita cautela antes de se tornar um corredor.