23 MAR 2010
Diretor sertanezino participa da Conferência Nacional de Cultura

Eleito delegado estadual de Cultura, Marcos Favaretto, jornalista e diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Sertãozinho, participou na semana passada representando a 14ª região administrativa do Estado de São Paulo da II Conferência Nacional de Cultura, que reuniu na Capital Federal mais de mil delegados de todos os estados brasileiros.

O trabalho integrado destes gestores públicos e também dos representantes da sociedade civil foi traçar políticas públicas para o Plano Nacional de Cultura, linha mestra do Sistema Nacional de Cultura que está sendo construído em todo o país, democraticamente, por meio de debates públicos, fóruns e conferências regionais ao longo dos últimos anos. A principal reivindicação é que seja aprovada imediatamente a PEC 150, emenda constitucional que prevê investimento de 2% dos recursos federais, 1,5% dos recursos estaduais e no mínimo 1% dos recursos municipais para a Cultura.

Pela primeira vez na história do Brasil, as políticas públicas para a cultura estão sendo tratadas como políticas de Estado e a participação de todos os segmentos desse vastíssimo universo cultural brasileiro devem estar presentes na Carta Magna da II Conferência Nacional.

“Foram quatro dias de trabalhos intensos e o resultado pode ser conferido no site do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), onde o leitor encontrará todos os detalhes dessa importante Conferência Nacional”, conta Favaretto.

Sertãozinho já criou o Departamento de Cultura em 2009 e está agora constituindo o Conselho Municipal de Cultura, bem como o Fundo Municipal de Cultura. Afinada com as novas regras de repasse de verbas da Federação e do Estado, a cidade é uma das que saem na frente, modernizando e atualizando seus organismos legais para garantir uma performance cada dia melhor no que diz respeito à produção cultural.