03 MAI 2021
CULTURA
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DIVULGA RESULTADO DOS EDITAIS PROVAR E BANCO DE PROJETOS
Foram contemplados 19 artistas e 4 empresas culturais de Sertãozinho e Cruz das Posses que deverão realizar os projetos até o final de 2021. PROVAR teve recorde de inscrições

A Secretaria de Cultura e Turismo publicou na edição do Diário Oficial de hoje (03) a lista de projetos artísticos-culturais contemplados nos editais de incentivo à cultura PROVAR e Banco de Projetos, com uma soma de R$ 85 mil.

O Programa de Valorização ao Artista (PROVAR) está contemplando 19 artistas com um total de R$ 65 mil. Nesta edição de 2021, o edital recebeu 101 inscrições, quantidade bem superior aos 29 inscritos em 2019, última edição do PROVAR, visto que o concurso foi cancelado em 2020 devido ao surgimento da pandemia de Covid-19. Na edição atual inscreveram-se 16 projetos pleiteando o prêmio de R$ 2 mil, sendo 10 contemplados; 43 projetos buscando a premiação de R$ 4 mil, sendo 6 contemplados; e outros 42 postulando o prêmio de R$ 7 mil, sendo 3 contemplados.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Pelegrini, mesmo com a queda de receitas municipais e redução no orçamento total destinado ao PROVAR 2021, a prefeitura tem aumentado, ano a ano, o número de projetos contemplados: 9 em 2018, 11 em 2019 e 19 em 2021. “Especialmente neste ano, isso foi possível dada à nova forma de avaliação, na qual projetos de mesmo valor foram avaliados juntos, tornando o processo mais transparente e mais justo para o artista. Então temos três listas de contemplados, uma para cada categoria”, explica o secretário.

O Banco de Projetos, por sua vez, é destinado a pessoas jurídicas da área de cultura e contempla quatro projetos com R$ 5 mil cada, entre os 8 inscritos, somando R$ 20 mil. Houve queda de inscrições efetivadas em relação à 2019 (14). No entanto, a Prefeitura manteve a quantidade de contemplados na edição de dois anos atrás.

A soma dos recursos destinados aos contemplados nos dois editais chega a R$ 85 mil, valor constante do Orçamento do Município e que integra o Fundo Municipal de Cultura (FMC). Os projetos inscritos foram avaliados pelo Comitê Gestor do FMC, paritariamente formado por três membros do poder público e outros três da sociedade civil.

As linguagens dos projetos contemplados em ambos os prêmios envolvem música, cultura popular, dança, artes plásticas, artesanato, teatro, fotografia, circo, audiovisual, literatura e publicações. Dadas às restrições de isolamento social, os projetos artístico-culturais devem ser realizados preferencialmente através de plataformas digitais. Os contemplados receberão as instruções da Secretaria acerca dos próximos passos, como a entrega de documentação.

Confira os projetos selecionados nos links abaixo.