01 SET 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
PARTICIPE! CENSO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É LANÇADO HOJE EM SERTÃOZINHO

Setembro também é o Mês da Pessoa com Deficiência

Em setembro, é comemorado nacionalmente o Mês da Pessoa com Deficiência. A campanha é importante para lembrar a toda a população das lutas e conquistas diárias que pessoas com deficiências físicas, intelectuais e de comunicação passam. Para direcionar políticas públicas à população com deficiência, é importante que cada município tenha um Censo atualizado.

Por isso, a Secretaria de Assistência Social de Sertãozinho, por meio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência lança hoje o Censo 2021 da Pessoa com Deficiência. Para participar, basta preencher o formulário neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScd4y2Pxo0jMf8gdYQ-aYSLwgGE1GgJKfEB5YvDRlkELsbK6A/viewform?usp=sf_link até o dia 30 de novembro.

Quem não tiver acesso à internet pode procurar o CRAS de sua região e um técnico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) estará à disposição para tirar dúvidas e atender!

Por que é MUITO importante participar?

O Censo é uma ferramenta muito importante para que os gestores das políticas públicas do município possam identificar as necessidades da população e elaborar programas, projetos e serviços adequados a esta demanda. As demandas identificadas no Censo são passadas também às esferas estaduais e federais. Por isso, é imprescindível ter dados atualizados. Toda essa corrente gera benefícios para todos, em todos os sentidos!

O Censo da Pessoa com Deficiência 2021 será de extrema importância para identificar o número de pessoas com deficiência em Sertãozinho, bem como: quais as deficiências predominantes, em quais regiões há mais pessoas com deficiência e quais serviços públicos essas pessoas utilizam.

A coleta de dados será feita por amostragem, ou seja, os dados serão coletados através de preenchimento do próprio cidadão, sem entrevista presencial, respeitando os protocolos de distanciamento devido à pandemia de Covid-19.

Estes dados serão armazenados no banco de dados do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que disponibilizará no mês de dezembro toda a sua pesquisa para os órgãos gestores e demais cidadãos sertanezinos.

O que é o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência?

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é um órgão de controle social, o que significa que a população pode controlar e interagir com as políticas públicas do município por meio dele, garantindo sua participação na elaboração e avaliação das mesmas.

O Conselho de Sertãozinho é um órgão de participação paritário. Isso significa que 50% de seus membros são do poder público e 50% são da sociedade civil. Além disso, ele é um órgão deliberativo, em que as ações, programas e projetos podem ser idealizados e deliberados pelos seus membros para a execução no município, conforme as leis vigentes.

Para participar do Conselho como membro é necessário se inscrever na Casa dos Conselhos como interessado da sociedade civil em representar a Pessoa com Deficiência. Essa manifestação de interesse pode ser feita pelo e-mail conselhocmpcd@gmail.com. Nele deve constar nome e telefone para contato. Assim que estiverem abertas as vagas para eleição da sociedade civil, um membro entrará em contato.

Também é possível participar como ouvinte e ficar por dentro de todas as ações para as pessoas com deficiência que estão sendo debatidas nas reuniões. As reuniões ocorrem uma vez ao mês, todas as segundas quartas-feiras do mês, às 13h.

Fonte: Departamento de Comunicação PMS