A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência de Infectologia, realiza a “Campanha de Busca Ativa para a Tuberculose” na cidade de Sertãozinho.
Os profissionais de saúde estiveram em uma empresa do município para promover orientações sobre os cuidados com a doença infecciosa. Os funcionários participaram de debates e uma roda de conversa com informações sobre prevenção, tratamento e importância do diagnóstico precoce.
A saúde de Sertãozinho pretende ampliar o ciclo de debates sobre a doença para outras áreas do município ainda no mês de outubro para promover a conscientização sobre os cuidados e a importância do tratamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Sertãozinho registrou aumento no número de casos da doença em 2020, que pode matar se não for identificada e tratada adequadamente. Essa elevação no surgimento de novos casos pode ter relação com a pandemia, já que alguns sintomas são parecidos com os apresentados pela Covid-19.
A doença
Assim como a Covid-19, a Tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas, que atinge principalmente os pulmões e, se não tratada de forma precoce, pode acometer rins, ossos e meninges. Os principais sintomas estão associados com febre baixa, cansaço excessivo, palidez, rouquidão, falta de apetite e tosse. O Brasil já conta com a vacina BCG em crianças como prevenção de casos graves da doença.
Fonte: Departamento de Comunicação PMS