30 NOV 2021
SERTÃOZINHO PROMOVE AÇÕES DE COMBATE AO HIV, SÍFILIS E HEPATITES VIRAIS DE 1º A 7 DE DEZEMBRO

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Combate à AIDS. E para quebrar preconceitos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, promove até o dia 7 de dezembro atividades de orientação sobre HIV, sífilis e hepatites B e C, assim como a intensificação do diagnóstico dessas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) através de testes rápidos.

Essas ações fazem parte da 14ª Campanha Fique Sabendo, que acontece anualmente e faz parte do planejamento do Programa Estadual de DST/AIDS, que tem como público-alvo pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o teste e pertençam a populações mais vulneráveis. O objetivo é conscientizar sobre medidas de prevenção das ISTs e promover o cuidado integral às pessoas vivendo com HIV, vinculando-as ao Centro de Referência de Infectologia para tratamento imediatamente após o diagnóstico.

Confira nas imagens as atividades da Campanha Fique Sabendo 2021. Para participar de qualquer uma delas, é só comparecer levando documento com foto. O teste fica pronto em 40 minutos e, caso o resultado seja positivo, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Sertãozinho dará todas as informações necessárias ao paciente sobre como iniciar o tratamento.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Fábia Tolvo, as ISTs podem demorar muito tempo para apresentar sinais e sintomas, podendo levar meses ou até mesmo anos para se manifestarem. “São doenças contagiosas e os vírus podem ser transmitidos mesmo quando estão assintomáticas. Por isso é tão importante as pessoas conhecerem o seu status sorológico, ou seja, se têm uma dessas doenças ou não. E, em caso de confirmação do diagnóstico, deve-se iniciar o tratamento”.

É importante salientar que testes rápidos e preservativos são ofertados durante o ano todo pelas UBSs de Sertãozinho e Cruz das Posses e pelo Centro de Referência de Infectologia “Dr. João Batista Ortolan”, localizado na Av. Hideo Takada, s/ nº, ao lado da UBS “José Pereira de Carvalho”, no Conj. Hab. Antônio Pedro Ortolan.

Texto: Luciana Nascimento

30/11/2021