06 JAN 2022
CAMPANHA JANEIRO BRANCO: PREFEITURA INICIA AÇÕES EM SERTÃOZINHO E CRUZ DAS POSSES

Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a campanha Janeiro Branco, que desde de 2014 tem o propósito de discutir e chamar atenção as necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e instituições humanas.

A exemplo do Novembro Azul e o Outubro Rosa, que estimulam a conscientização da prevenção do câncer próstata e mama, o Janeiro Branco tem a meta é estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais.

Janeiro, o primeiro mês do ano, em termos culturais e simbólicos, as pessoas estão mais dispostas a pensarem em suas vidas e relações sociais e emocionais. “Como uma tela em branco, todas as pessoas podem ser inspiradas a reescreverem as suas próprias histórias’’, segundo o site www.janeirobranco.bom.br.

Atualmente o município oferece serviços no CAPS-II (Centro de Atenção Psicossocial)/Ambulatório de Saúde Mental “Dr. Oswaldo José Ruiz Pelá”, na rua Geremia Lunardelli, 1158, das 07h às 17h00. O fluxo de atendimentos é demandado com encaminhamento da Atenção Básica de Saúde ou Serviço de Urgência. No local são oferecidos atendimentos individualizado, ou em grupo, realizado por Enfermeiros, Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Psiquiatra

Já o CAPS Ad "José Aparecido Lellis’’, localizado na rua Carlos Gomes, 1354, no centro, realiza atendimentos livre demanda. São Realizados, prioritariamente, atendimentos às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O horário de atendimento é das 07h às 17h, mas os acolhimentos são das 07h30 às 15h30.

Texto: Christian Sedassari

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação PMS