Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, inicia hoje, às 17h30, as apresentações em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Até o dia 18 de fevereiro, o município disponibilizará, nos canais oficiais da Prefeitura, atrações artísticas com grupos locais.
A programação – elaborada em conjunto com representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – envolve diversas linguagens artísticas, como: literatura, teatro, artes visuais e dança.
Mas afinal, o que é Semana de Arte Moderna?
Tudo começou em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Com o propósito de buscar uma renovação social e artística no Brasil, as apresentações ocorreram entre os dias 13 e 18 de fevereiro e trouxeram uma visão de arte diferente, inspirada nas vanguardas europeias.
A plateia acompanhou apresentações de dança, música, recital de poesias, pinturas, esculturas e palestras. Mas por ser diferente de todos eventos já vistos no país, muitas pessoas ficaram espantadas.
Houve um rompimento com a arte acadêmica, fato que contribuiu para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil. O glorioso Mário de Andrade, ao lado do escritor Oswald de Andrade e outros grandes nomes, foram os principais articuladores da Semana de Arte Moderna de 1922.
Texto: Christian Sedassari
Departamento de Comunicação PMS