18 FEV 2022
“HERDEIRAS DO MAR” CONTA A TRISTE HISTÓRIA DE MULHERES COREANAS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

E hoje tem a Dia de Dica Cultura nas páginas oficiais da Prefeitura! E quem traz a sugestão da semana é a funcionário pública e usuária da biblioteca “Dr. Antônio Furlan Jr.”, Keila Rosa Valengo:

“Escrito em 2018 e publicado em 2020 no Brasil, esse romance da autora alemã, crescida em uma comunidade de imigrantes sul-coreanos nos EUA, recebeu prêmio de melhor romance de estreia da Guilda de escritores da Grã-Bretanha.

A história tem como cenário a ocupação japonesa na Coreia durante a Segunda Guerra Mundial e como personagens centrais as irmãs Hana e Emiko, separadas na infância quando Hana, a mais velha, é sequestrada por soldados japoneses para ser servida como mulher de consolo durante a guerra.

A obra, apesar de ficcional, retrata com muita propriedade o sofrimento das mulheres coreanas, suas histórias de escravidão, tortura e abusos sexuais durante a guerra. Relatos apontam que entre 50 e 200 mil mulheres foram sequestradas, enganadas ou vendidas para servirem como escravas sexuais dos japoneses durante a ocupação da Coreia pelo Japão.

A obra destaca ainda a história pouco conhecida das haenyeo, que são mulheres pescadoras da província coreana da ilha de Jeju, conhecidas como ‘mulheres sereias da Coreia’.

O romance é épico, profundo e sensível, com passagens bem fortes sobre guerra, estupro e prostituição, mas que desperta muitas emoções no leitor. Um livro lindo e muito envolvente mas que pede uma caixinha de lenços de papel ao lado”.

O livro está disponível na Biblioteca Pública Municipal "Dr. Antônio Furlan Jr, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, respeitando os critérios de prevenção à Covid-19. Consulte a disponibilidade do acervo no site: https://biblioteca.link/Biblivre5/sertaozinho/. Mais informações pelo e-mail: biblioteca@sertaozinho.sp.gov.br ou por telefone: (16) 3942-7223.

Texto: Christian Sedassari

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação PMS