A Prefeitura de Sertãozinho valoriza as mulheres e estimula o empoderamento e a independência financeira feminina. Por esse motivo, apoia o “Projeto de Extensão Inovação Social, Empoderamento Feminino e Sustentabilidade” (PEISEFES), desenvolvido pela Faculdade de Tecnologia (Fatec), Campus de Sertãozinho.
Voltado para adolescentes e mulheres a partir de 14 anos, o projeto tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural das alunas.
As aulas acontecem desde fevereiro, nas manhãs de sábado. Cada encontro começa com uma roda de conversa com temas que contribuem para o autoconhecimento e a tomada de consciência sobre direitos básicos através da discussão de temas como inovação social e empoderamento feminino, direitos humanos e igualdade racial, saúde mental e bem-estar emocional, entre outros.
Já na segunda parte, acontece uma oficina prática, na qual as mulheres aprendem a confeccionar produtos artesanais que elas podem comercializar e gerar renda. O primeiro trabalho realizado pelas participantes é um porta-travessa feito em crochê. Elas também confeccionarão bijuterias, panos de prato, toalhas bordadas etc.
Elas terão também aulas de marketing pessoal, precificação e vendas, para então participarem de um bazar solidário no campus da Fatec Sertãozinho, onde venderão os itens produzidos.
Segundo a organizadora do projeto, Helenita Tamashiro, a ação acontecerá todos os semestres. “Temos a intenção de que as alunas dessa primeira turma se tornem instrutoras nas próximas edições para auxiliar outras mulheres”.
As atividades já iniciaram, mas ainda há algumas poucas vagas disponíveis. As interessadas podem se inscrever na Secretaria de Assistência Social ou no CRAS que atende o seu bairro.
A secretaria de Assistência Social está localizada na rua Auad Sader, 160 – Jardim Liberdade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações pelos telefones (16) 3942-3644 ou 3945-6480.
A Fatec de Sertãozinho fica na Rua Jordão Borghetti, 480 – Bairro São João.
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS