Em 2022 o Projeto Guri de Sertãozinho voltará às atividades presenciais. As aulas aconteciam no antigo prédio da Secretaria Municipal de Educação, que está em reforma para receber o novo Centro de Capacitação de Professores. Por isso, as atividades desse ano deverão ser realizadas na sede da Escola Estadual “Profª. Maria Conceição Rodrigues Silva Magon”.
Após vistoria e alguns apontamentos feitos por equipe de Ribeirão Preto, o novo local de funcionamento aguarda aprovação para início das atividades, o que poderá ocorrer em breve. As famílias das alunas e alunos matriculados receberão com antecedência as informações necessárias sobre a retomada das aulas.
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, a demora para o reinício das aulas se deve à mudança da empresa gestora do projeto. Anteriormente, o programa era gerido pela Sustenidos e atualmente passa a ser gerenciado pela organização social Santa Marcelina Cultura.
Durante toda a pandemia, as aulas do Projeto Guri aconteceram remotamente, visando a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos. Em Sertãozinho, são oferecidos cursos gratuitos de diversos instrumentos musicais para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
O PROJETO
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical e diversos instrumentos para mais de 50 mil alunos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS