Foi realizada nesta manhã (27) a 1ª Plenária Municipal de Saúde Mental com a temática: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, na Câmara Municipal “Vereador Jamil M. Abdalla”.
O encontro, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde de Sertãozinho, junto com a Secretaria Municipal de Saúde e as unidades de atendimento psicossociais, debateu políticas de saúde mental no âmbito municipal. Também foi votado e aprovado os próximos eixos de diretrizes do serviço:
I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania
II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental
III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade
IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
A 1ª Plenária Municipal de Saúde Mental foi mediada pelo assistente social do CAPS-AD de Sertãozinho, Daniel Ricardo de Oliveira. Também esteve presente a médica psiquiatra da Prefeitura de Sertãozinho, com especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência USP-RP e com especialização também em Álcool e Drogas pela Uniad/Unifesp, Daniela Costa Lobo e Silva.
O evento contou com a presença da secretária Municipal de Saúde, Soraia Stella; da secretária-adjunta de Saúde, Andreia Sicchieri; Divina Aparecida Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde; diretor do Departamento Médico da Secretaria de Saúde, Dr. Frederico Luiz Magalhães Mancini; dos vereadores Antônio Marcolino e Fernando Babá; além de conselheiros municipais da Saúde.
Também participaram usuários do serviço, trabalhadores, gestores do SUS e responsáveis pela fiscalização dos serviços prestados.
Texto: Christian Sedassari
Departamento de Comunicação PMS