18 MAI 2022
MAIO AMARELO: BEBIDA E VOLANTE, O CASAMENTO QUE NÃO DÁ CERTO

Será que em pleno século XXI alguém ainda mistura volante e bebida? Sim. Por incrível que pareça, mesmo com tanta informação sobre os riscos desse casamento perigoso, casos de embriaguez no trânsito ainda são registrados no Brasil. Segundo o Detran – SP, no ano passado, 272 mortes foram registradas no estado de São Paulo com suspeita de embriaguez ao volante.

O Detran – SP ressalta que dirigir embriagado pode aumentar em 300% os riscos de acidente no trânsito, pois o álcool é depressor do sistema nervoso central e pode alterar percepções, comportamentos, aumentar a agressividade e diminuir a atenção prejudicando a aptidão de um condutor e tornando a direção veicular insegura, podendo causar sequelas cognitivas e psicológicas permanentes.

PENALIDADES PARA QUEM COMETER A INFRAÇÃO

Outro levantamento realizado pelo Detran – SP, no mês de fevereiro deste ano, mostrou que 78% das multas aplicadas no mês anterior, durante fiscalizações no estado, foram para motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro. De um total de 274 infrações registradas, 216 foram por esse motivo.

Tanto dirigir sob a influência de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Dirigir embriagado é considerada infração gravíssima, com perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pode ter o carro apreendido e pagar multa de R$ 2.934,70, além de ficar impossibilitado de dirigir por 12 meses.

ALTERNATIVAS PARA QUEM QUER CURTIR A BALADA

Para quem gosta de tomar uma cervejinha no final de semana, os aplicativos de transporte podem ser uma boa alternativa. Em apenas alguns segundos conseguimos selecionar o local de embarque e desembarque. Taxistas também são opção! Outra saída é nomear o motorista da rodada, sugestão antiga dos comerciais de cerveja que pode dar certo. Enfim, em hipótese alguma misturar volante e bebida é legal! Não coloque a sua vida e a de outras pessoas em risco. Faça a sua parte.

Texto: Christian Sedassari

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação