Com o início do período de estiagem, registrado entre junho e 30 de setembro, aumentam as preocupações com as queimadas florestais e urbanas. 2021 foi um ano marcado por grandes incêndios em toda região e, consequentemente, todos os prejuízos causados pelo fogo.
Dados dos Painéis Geoestatísticos dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas mostram que 52 incêndios florestais ocorreram no estado de São Paulo de janeiro a junho do ano passado.
Até o momento foram registrados 13 incêndios florestais em todo estado! Está na hora de mudar essa realidade… É nesse momento que se inicia a Operação Corta-Fogo, que conta com apoio da Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito; Defesa Civil; Guarda Civil Municipal e Secretaria de Meio Ambiente!
VOCÊ SABE O QUE É OPERAÇÃO CORTA-FOGO?
De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, a Operação Corta-Fogo, como é chamado este Sistema, é formada por diversos órgãos estaduais como a Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Fundação Florestal (FF).
OBJETIVOS DA OPERAÇÃO CORTA-FOGO:
Diminuir a incidência dos focos de incêndio no Estado de SP;
Coordenar, integrar e articular ações preventivas e de combate a incêndios florestais desenvolvidas por agentes públicos envolvidos na temática;
Reduzir emissões de GEE oriundas das queimadas;
Proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios
Erradicar a prática irregular do uso do fogo, respeitado o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010
Atender ao disposto na Lei Federal nº 12.651/2012 – Novo Código Florestal (Art. 39 e 40).
COMO A POPULAÇÃO PODE AJUDAR?
Pode parecer muito simples, mas o simples fato de não colocar fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de árvores já ajuda bastante. Além disso, descarte o cigarro apenas em locais apropriados.
Texto: Christian Sedassari
Departamento de Comunicação