Até o momento, o saldo da Campanha de Imunização contra a Influenza é de 25.413 doses aplicadas de vacina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da ação é imunizar 44.737 munícipes contra a doença. A campanha não terminou e a vacina está disponível para toda população a partir dos 6 meses de idade.
A vacinação em grupos prioritários (crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, indígenas, idosos e professores) também está abaixo do esperado. Segundo a Secretaria de Saúde, 16.500 pessoas buscaram os pontos de vacinação para garantir a imunização, apenas 52% do público estipulado.
“Neste momento, a procura pela vacina contra a influenza é baixa. Este fato nos preocupa. Ressaltamos que toda população acima dos 6 meses de idade pode tomar a vacina. Nesta época do ano aumenta consideravelmente as doenças respiratórias e a imunização garante uma proteção especial aos munícipes”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Paiva.
COMO VACINAR?
A Secretaria de Saúde ressalta que não é necessário qualquer tipo de agendamento, apenas a apresentação de um documento com foto e cartão de vacina. Crianças abaixo dos 11 anos precisam respeitar um intervalo de 15 dias entre as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza.
A vacinação acontece das 08h às 11h30 e das 13h às 14h45, nos seguintes locais:
- UBS “José Pereira de Carvalho”, Conjunto Habitacional Antônio Pedro Ortolan (Cohab 3)
- UBS “Francisco Xavier de Carvalho”, do Conjunto Habitacional Ulysses Guimarães (Cohab 8)
- UBS “Olívia Mendes Mossin”, Jardim Jamaica
- UBS “José Joaquim Bonfim”, Jardim Alvorada
- UBS “Jaime Bonifácio da Silva”, bairro Santa Rosa
- Complexo de Saúde "Dr. Edgard da Silveira Pagnano", em Cruz das Posses
COMO SE PREVENIR CONTRA A INFLUENZA?
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual.
Texto: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS