07 FEV 2023
“FEVEREIRO ROXO”: CAMPANHA ALERTA PARA O COMBATE AO LÚPUS, FIBROMIALGIA E ALZHEIMER
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde de Sertãozinho, está conscientizando a população sobre o Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia, dentro da campanha “Fevereiro Roxo”. A proposta é orientar a população nas unidades de saúde sobre o diagnóstico precoce, como também proporcionar um pouco de bem-estar para as pessoas que são portadoras de doenças crônicas.

SINTOMAS

• Alzheimer – Apresenta como principais sintomas falta de coerência na fala e perda de memória. Assim como confusão com horários e dias da semana, desorientação a lugares que são conhecidos, entre outros.

• Lúpus – Doença inflamatória autoimune que afeta múltiplos órgãos e tecidos como a pele, articulações, cérebro e rins. Entre os sintomas podem ocorrer febre, fadiga, rigidez muscular, inchaço e lesões na pele que pioram com o sol.

• Fibromialgia – É uma doença crônica que ataca principalmente as articulações e pode aparecer depois de eventos graves como traumas físicos e psicológicos ou até mesmo uma infecção. Apesar desses fatores, as causas que provocam a fibromialgia ainda estão sendo pesquisadas. Entre os sintomas estão cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.

COMO OCORREM

Essas doenças podem ser desencadeadas por fatores genéticos ou por meio da ansiedade, depressão, uso de álcool, drogas, tabagismo, hábitos não saudáveis, também por fatores externos como locais insalubres de trabalho por exemplo. “Nós, da Secretaria da Saúde, fazemos ações permanentes de orientação aos sertanezinos em todas as Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce dessas doenças”, afirmou a Secretária de Saúde, Soraia Stella.

Ronaldo Oliveira