Cátia, Andresa, Sueli, Idalina estão aprendendo a costurar. Elas fazem parte da atual turma do curso “Aprenda a costurar em tecido plano e malha”, que conta com 16 alunas. Elas se inscreveram no dia 24 de janeiro, após divulgação do curso nos canais oficiais da Prefeitura de Sertãozinho e começaram as aulas na última quinta-feira (02).
O curso, que faz parte do projeto “Inclusão Produtiva”, é uma iniciativa da Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o SEBRAE e o SENAI. O objetivo é incentivar as pessoas que queiram gerar renda com seu próprio negócio.
Na programação, além de aulas teóricas e práticas, as alunas aprenderão também sobre marketing e finanças. Para Pamela Marchi, Diretora do Fundo Social, esta é uma oportunidade para essas mulheres aprenderem costura e modelagem de camisetas, camisas-polo e agasalhos.
As aulas, que são presenciais, acontecem de segunda a sexta-feira, no período da tarde, no SENAI. De acordo com a secretária de Assistência Social, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Sertãozinho, Symone Pires, as máquinas utilizadas no curso foram adquiridas pela prefeitura. “Inclusive, antes do início dessa nova turma, todos o maquinário passou por manutenção preventiva para que as alunas possam ter o maior proveito possível”, informa Symone.
Esta é a terceira turma de costura do projeto “Inclusão Produtiva”, sendo que as duas primeiras aconteceram em julho e outubro do ano passado. O projeto também disponibilizou curso de eletricista, tudo gratuito.
“Estamos investindo da qualificação profissional dos munícipes, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade econômica. Isso aumenta a autoestima da população e promove o empoderamento”, declara o prefeito, Dr. Wilsinho.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS