A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde de Sertãozinho, está promovendo neste mês a campanha “Fevereiro Laranja”, com a proposta de orientar os sertanezinos sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o combate à leucemia (um tipo de câncer no sangue). O diagnóstico da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ultrapassou os 10 mil casos no país entre 2020 e 2022. As mulheres são mais afetadas pela doença do que os homens.
A DOENÇA
A Leucemia diminui a imunidade das pessoas e atinge os glóbulos brancos do sangue, conhecidos como leucócitos, e começa a produzir células doentes na medula óssea. Com a imunidade do paciente prejudicada, começam a aparecer as infecções e a doença pode se agravar.
FATORES
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os fatores podem ser genéticos ou podem estar relacionados ao tipo de ambiente de trabalho, ou ao contato com alguns agentes químicos como agrotóxicos, amianto, benzeno, sílica, entre outros. Os profissionais mais expostos a esses agentes são agricultores, trabalhadores da indústria química, construção civil, funcionários de laboratórios, entre outros.
DIAGNÓSTICO
De acordo com o INCA existem quatro tipos principais da doença: leucemia mieloide aguda, leucemia linfoide aguda, leucemia mieloide cronica e leucemia linfoide. Por isso, a importância do diagnóstico e da precocidade do tratamento. “Nós não medimos esforços para dar cada vez mais qualidade de vida para a população, por isso em todas as unidades de saúde os profissionais estão orientando os sertanezinos nessas campanhas, para que se diagnosticadas, as pessoas iniciem o tratamento rápido”, afirmou o prefeito de Sertãozinho, Dr.Wilsinho.
Ronaldo Oliveira
Departamento de Comunicação PMS