27 FEV 2023
CAMINHO DA FÉ COMPLETA 20 ANOS E SERTÃOZINHO PARTICIPA DE COMEMORAÇÃO NO SANTUÁRIO DE APARECIDA
Neste mês de fevereiro, o Caminho da Fé completa 20 anos! Em comemoração à data, a Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, na pessoa do diretor de turismo, Marcelo Pelegrini, participou de missa de ação de graças que aconteceu no último sábado (25), no Santuário de Aparecida, localizado em Aparecida do Norte/SP.

Durante a missa, que foi uma iniciativa da Associação dos Amigos do Caminho da Fé (AACF) – responsável pelos traçados e infraestrutura dos percursos – também foi recebida uma imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

Após o culto religioso, foi realizado o Simpósio Caminhos e Rotas Peregrinas, no auditório do santuário, onde foi lançada a Carta do Jubileu – um documento contendo metas para os próximos 20 anos.

Uma das trilhas de longo percurso mais visitadas do Brasil, o Caminho da Fé nasceu em 2003, tendo como o primeiro ponto de partida a cidade Águas da Prata. Sertãozinho é um dos pontos de partida da caminhada desde 2012, sendo a trilha que inicia no município chamada de Ramal Padre Donizetti.

“São 571 km de extensão, desde o Parque do Cristo Salvador, em Sertãozinho, até o Santuário Nacional de Aparecida”, informa Marcelo Pelegrini. “É uma honra para o nosso município fazer parte deste grande projeto de turismo religioso”, declara o diretor de turismo.

A participação de Sertãozinho em uma das rotas do Caminho da Fé fomenta o Turismo Religioso, capaz de movimentar a cadeia turística nos setores de hospedagem, alimentação e artesanato. Essa atividade econômica é também importante pois o visitante que vem com essa motivação acaba por conhecer outros atrativos turísticos do município.

O turismo religioso contribui, ainda, para que Sertãozinho possa conquistar o título de estância turística. Atualmente, a cidade tem o título de Município de Interesse Turístico (MIT), o que garante o envio de verba do governo estadual para investimento no Turismo.

O Caminho da Fé passa por 72 cidades, envolvendo 470 empreendimentos. Oficialmente, passaram pelo caminho mais de 80 mil peregrinos credenciados. “Se considerarmos os não-credenciados, esse número supera as 100 mil pessoas”, afirma Marcelo.

SOBRE O CAMINHO DA FÉ:
O Caminho da Fé, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio. Inaugurado em 11/02/2003, na cidade de Águas da Prata/SP, o Caminho da Fé pode ter seu traçado sempre alterado, visando agregar outras cidades.

Estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto são alguns dos ambientes por onde o peregrino vai reforçando sua fé, observando a natureza privilegiada, e superando as dificuldades do Caminho, que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.

O Ramal Padre Donizetti, que inicia em Sertãozinho, tem 147 km de extensão e engloba os municípios de Dumont, Cravinhos, São Simão e Santa Rosa de Viterbo, até terminar em Tambaú.

Luciana Nascimento