20 MAR 2023
EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS E FEIRA DE ARTESANATO FORAM SUCESSO NO PARQUE ECOLÓGICO “GUSTAVO SIMIONI”
A Prefeitura de Sertãozinho, com o apoio das secretarias de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Sertãozinho (COMTUR) e o Consórcio de Municípios da Mogiana (CMM), realizou no último domingo (19) a “1ª Feira Regional de Artesanato Raízes do Campo”. No evento, realizado no Parque Ecológico “Gustavo Simioni”, foram expostos os trabalhos de 100 artesãos de 12 cidades da região que integram a Rota do Turismo (RT) Raízes do Campo. Participaram da edição as cidades de Sertãozinho, Ribeirão Preto, Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Mococa, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Rincão e Sales Oliveira.

A Feira Regional de Artesanato será bimestral, sendo a cada edição realizada em um dos 18 municípios que integram a rota turística, de modo a mostrar a diversidade da cultura do artesanato realizado em cada cidade.

ATRAÇÕES

Além do artesanato, o evento teve outras atrações culturais, como a inauguração da exposição do Projeto “Animais no Parque” composto por 20 esculturas em cimento armado de animais que faziam ou ainda fazem parte da fauna sertanezina, como jaguatirica, ema, sucuri, tamanduá, veado, irara, ariranha, tatu, capivara, jiboia, urutu cruzeiro, anta, garça, tuiuiú, onça-parda, cobra-coral, tucano, lobo-guará, paca, jacaré-de-papo-amarelo. As esculturas foram confeccionadas pelos artesãos Geovam Inventor, Ana Paula da Silva, Nelson Oliveira, Bruna Moreira, Gilberto Azevedo, Daniel de Oliveira, Eloisa Azevedo e Josi Oliveira.

Participaram dos eventos o Prefeito Dr. Wilsinho; o secretário de Cultura e Turismo, Josias Nascimento; o secretário de Desenvolvimento, Econômico Henrique Gomes; a secretária do Meio Ambiente e Agricultura, Gabriela Toniello Gallon Sanches; a secretária de Educação, Luciana Ambrósio; a presidente do COMTUR de Sertãozinho, Elziane Sandrim; Braz Rodrigues, presidente do Consórcio dos Municípios da Mogiana (CMM); Edson Avalos, secretário-executivo do (CMM); o diretor de Turismo, Marcelo Pelegrini e o artista Giovan, conhecido como “Inventor Maluco”.

O Projeto “Animais no Parque”

A iniciativa foi viabilizada por meio de um termo de colaboração com a Associação de Ciclismo e Artes Cênicas (ACAC) e a Câmara Municipal, através de emendas parlamentares dos seguintes vereadores: Fred, Maria Vira-lata, Duílio Machado, Mortadela Gás e Acácio Tobias.

Ronaldo Oliveira