21 MAR 2023
SERTÃOZINHO INTENSIFICA O COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE
Até o dia 25 de março acontece a Semana Estadual de Mobilização para o Combate às Arboviroses no Estado de São Paulo

A Prefeitura de Sertãozinho realizou uma reunião com os representantes do Departamento de Vigilância em Saúde, do Núcleo de Controle de Vetores e também da Secretaria de Esportes, para discutir as ações que serão realizadas nesta semana contra as arboviroses urbanas, em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), do Estado de São Paulo. O objetivo é realizar uma mobilização social e intensificar as ações de controle de infestação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

EXEMPLO
O Núcleo de Controle de Vetores está trabalhando em horário estendido, até na hora do almoço, para encontrar os moradores em casa, com ações inclusive aos sábados, orientando a população, aplicando larvicida biológico, que tem uma duração de até seis meses, e assim propagando as informações sobre a importância do combate ao Aedes Aegypti.

AÇÕES NAS ESCOLAS
Além de todas as orientações de rotina, os professores de Biologia das escolas municipais estão orientando os alunos sobre o combate ao mosquito transmissor a fim de evitar as arboviroses urbanas. Os estudantes acabam sendo agentes multiplicadores junto aos familiares, contribuindo ainda mais para evitar as doenças.

CASOS
Apesar de muitas cidades da região e do estado estarem sofrendo uma explosão de casos de dengue, zika e chicungunha, Sertãozinho segue com apenas 15 casos notificados. O índice é baixo graças às ações que vêm sendo realizadas no município.

RECOMENDAÇÕES
  • Eliminar pratos com água acumulada, colocar areia no recipiente.
  • Objetos que acumulam água devem ser retirados dos quintais.
  • Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado em local coberto.
  • Pneus usados devem ser descartados nos postos de coleta da Prefeitura.

Ronaldo Oliveira