Dia 21 de março foi o Dia Internacional da Síndrome de Down e a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Assistência Social, celebrou neste sábado (25) em grande estilo! Foi a 1ª Balada e Desfile Conexão Down, que contou com um público de mais de 350 pessoas que lotaram a quadra do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Exibiram o seu charme na passarela 43 pessoas de 2 a 93 anos atendidas pela Secretaria de Assistência Social, sendo a maior parte com Síndrome de Down. O desfile começou simbolizando a união de todas as gerações, com as presenças de crianças e da Dona Áurea, a modelo mais idosa do evento. Em seguida, houve a participação de casais de adolescentes e jovens com síndrome de Down, numa alusão ao amor entre as pessoas.
Após o desfile de modelos infantis e adolescentes, o público conferiu um verdadeiro show de casais de idosos, alunos do curso de dança de salão do CCI, viabilizado pela Secretaria de Esportes e Lazer através de convênio com a Associação de Esportes, Lazer e Cultura (AELC).
O evento continuou com o desfile de mulheres cadeirantes, idosas e mães com suas filhas como forma de comemorar o mês da mulher. Ao final, todos os modelos desfilaram juntos, encerrando a primeira parte da festa, que continuou com uma balada.
É importante mencionar que o evento foi inclusivo também ao prestigiar profissionais PcD, como o cerimonialista Cristian Siqueira, que é cego, e o DJ Francis, que é cadeirante. Além disso, houve arrecadação de fundos para a APAE com a venda de espetinhos e refrigerantes.
Entre as autoridades presentes, esteve o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Henrique Gomes, e o vereador Antônio Marcolino, que entregou moções de aplausos a todos os modelos participantes.
REALIZAÇÃO
Secretaria de Assistência Social, através do Departamento de Assistência à Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPcD), Grupo Mães Guerreiras, Geração Inclusiva, além do apoio da APAE Sertãozinho, CEISE-Br e empresas da iniciativa privada.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS