A Prefeitura de Sertãozinho realizou na manhã de hoje (31), no Paço Municipal, uma palestra sobre o Programa Meu Emprego Inclusivo. Além de representantes de oito empresas, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Henrique Gomes; a diretora do Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, Lia de Souza; e servidores municipais da Casa da Juventude e da secretaria de Desenvolvimento.
A pedagoga Ana Claudia Alves Legore mostrou aos participantes a metodologia Emprego Apoiado (EA), já utilizada em vários países para a colocação de pessoas com deficiência (PcD) no mercado formal de trabalho. “A EA funciona no caminho inverso. Em vez de encontrar um trabalho voltado para a sua deficiência, é a empresa que vai se adequar para receber a PcD e fornecer o apoio de um preparador laboral, consultor ou técnico de emprego apoiado”, explica Ana Claudia.
A pedagoga explicou todo o trâmite do programa, esclareceu dúvidas dos participantes e sugeriu que os empregadores indiquem que as vagas são para todos: pessoas com ou sem deficiência.
O PROGRAMA
O programa Meu Emprego Inclusivo é uma parceria da Prefeitura de Sertãozinho, através das secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com o Polo de Empregabilidade Inclusiva, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Polo de Empregabilidade Inclusiva funciona junto ao PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, que recebe munícipes encaminhados pelo Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência.
SERVIÇO
Polo de Empregabilidade Inclusiva
Rua Voluntário Otto Gomes Martins, 1.380 – Centro
Telefone: (16) 3942-3714
Atendimento: das 8h30 às 11h e das 13h às 16h
Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência
Rua Epitácio Pessoa, 2575 – Jardim Alvorada
Telefone: (16) 3945-3610
Atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Texto e fotos: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS