Ontem, dia 02 de abril, foi o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para celebrar a data e conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Assistência Social, através do Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, realizou uma ação na manhã deste domingo (02), no Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”.
A atividade teve apoio da ONG Laços de Amor, que promove apoio às famílias com crianças autistas, e contou com distribuição de panfletos informativos para os frequentadores do parque. Alguns integrantes da ONG e famílias de pessoas autistas e com outras deficiências estiveram presentes vestindo camiseta azul, cor que simboliza a campanha Abril Azul para conscientização sobre o TEA, por haver maior incidência da condição em homens do que em mulheres. Houve também a distribuição de balões desta cor.
No final do evento, o menino de 12 anos, Eliel Carlos Macedo, que tem autismo, sugeriu a frase: “O autismo não é um mundo à parte, mas parte deste mundo”, que todos disseram juntos, de mãos dadas, como num “grito de guerra”.
A Prefeitura de Sertãozinho promove apoio às pessoas autistas e às suas famílias através do Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Assistência Social. Está localizado à Rua Epitácio Pessoa, 2.575 – Jardim Alvorada. O atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Telefone: (16) 3945-3610.
O QUE É AUTISMO?
O TEA é uma condição que se manifesta ao longo de toda a vida e afeta a socialização, comunicação e o comportamento. Como se mostra em cada pessoa de forma única, nenhum autista é igual ao outro, por isso trata-se de um espectro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que cerca de 1% da população mundial esteja dentro do espectro do autismo, a maioria ainda sem diagnóstico.
A melhor forma de combater o preconceito, é com informação. Por isso, em 2023, o tema da campanha Abril Azul é “Mais informação, menos preconceito”.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS