Inscrições abrem nesta terça-feira (25) no local. Aulas vão de 10 de maio a 06 de setembro
Hoje, 24 de abril, é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A data marca o dia em que a Libras foi regulamentada como forma de comunicação e expressão utilizado pela comunidade surda no Brasil através da Lei nº 10.436. Uma língua que permite a comunicação por gestos e expressões faciais e corporais, a Libras é uma importante ferramenta de inclusão das pessoas surdas ou com deficiência auditiva significativa, mas elas dependem da difusão desse conhecimento para que a sua comunicação seja eficaz.
E é com esse objetivo de disseminar essa língua e, assim, promover uma maior inclusão da comunidade surda de Sertãozinho, que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abre nesta terça-feira (25) as inscrições para o curso gratuito e presencial de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Voltada a pessoas a partir de 16 anos de idade, a atividade acontecerá no Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” (CEU das Artes). As aulas vão do dia 10 de maio até 06 de setembro e acontecerão todas as quartas-feiras, das 17h às 18h30.
INSCRIÇÕES
Ao todo, são 40 vagas disponíveis. Os interessados devem fazer as suas inscrições no local até o dia 10 de maio ou até esgotarem as vagas, levando documento pessoal com foto (RG ou CNH) e comprovante de endereço.
O CEU das Artes fica na rua Pedro Montenegro, 340 – Jardim Santa Marta, em Sertãozinho e funciona de terça-feira a sábado, das 8h às 21h. Mais informações pelo telefone: (16) 3942-4282.
DIREITOS
Pessoas surdas têm direitos linguísticos assegurados tanto por leis nacionais, quanto pela Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento prevê, entre outras coisas, a “facilitação do aprendizado da língua de sinais e promoção da identidade linguística da comunidade surda”.
Em Sertãozinho, as pessoas surdas contam com o Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, um espaço criado pela Secretaria de Assistência Social para promover acolhimento, inclusão e garantia de direitos dos cidadãos deficientes. Localizado na Casa dos Conselhos, à rua Epitácio Pessoa, 2.575 – Jardim Alvorada, o Departamento atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone / WhatsApp (16) 3945-3610.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS