Em celebração ao Abril Azul, Mês de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a Prefeitura de Sertãozinho, por meio do Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social, realizou o 1° Piquenique Inclusivo TEA.
A atividade aconteceu na manhã do último sábado (29) no Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni” e contou com intérprete de Libras. Estiveram reunidas pessoas de todas as idades, familiares e pessoas com diferentes tipos de deficiência, que puderam participar de atividades de atletismo inclusivo, coordenadas pelo professor Carlos Daniel, e aquáticas, monitoradas pela professora Marta Rocha – ambas em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer.
Mães, pais e responsáveis também tiveram direito a sessões de massagem e roda de conversa com assistente social enquanto os pequenos se divertiam. Todas as pessoas presentes compartilharam um delicioso piquenique com direito a contação de histórias e sorteio de brindes.
Aqueles que tinham dificuldade de mobilidade ou não possuíam transporte puderam se deslocar até o Parque com ônibus viabilizado pela Prefeitura tanto na ida quanto na volta.
DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Ligado à Secretaria de Assistência Social, tem o objetivo de promover a inclusão, apoio e acolhimento às PcDs, protegendo e fazendo valer os direitos dos cidadãos com deficiências previstos na Lei Federal nº 13.146 de 2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão.
Está localizado na Casa dos Conselhos: rua Epitácio Pessoa, 2.575 – Jardim Alvorada. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone / WhatsApp (16) 3945-3610.
ABRIL AZUL
Ao longo de todo o mês de abril, o Departamento de Atenção à PcD realizou diversas ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.
Confira abaixo a galeria de fotos.
O TEA é uma condição que se manifesta ao longo de toda a vida e afeta a socialização, comunicação e o comportamento. Como se mostra em cada pessoa de forma única, nenhum autista é igual ao outro, por isso trata-se de um espectro. A melhor forma de combater o preconceito é com informação. Por isso, em 2023, o tema da campanha Abril Azul é “Mais informação, menos preconceito”.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS