O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Assistência Social, promoverá ações de conscientização para sensibilizar a sociedade sobre a defesa dos direitos de meninos e meninas, garantindo e resguardando seu desenvolvimento livre da violência sexual. Confira a programação no final da matéria.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Sertãozinho ajuda a preservar esses diretos. Seus assistentes sociais, psicólogos e terapeuta ocupacional oferecem atendimento qualificado a famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.
Segundo a diretora do CREAS, Juliana Cintra Freitas, os atendimentos são sigilosos e o trabalho realizado ajuda a minimizar os danos causados pela violência sexual, principalmente para o desenvolvimento adequado da criança e do adolescente após a vitimização, como também para proteção e garantia dos direitos da população infantojuvenil.
DENUNCIE!
Os direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e devem ser respeitados. A defesa e proteção a crianças e adolescentes é uma responsabilidade não só da família, mas de toda a sociedade. O silêncio só agrava a situação e impede que a vítima saia desse contexto de violência. Por isso, sempre que desconfiar ou confirmar esse tipo de agressão, denuncie!
ONDE DENUNCIAR
- Conselho Tutelar: Conselho Tutelar: (16) 3945-2711 ou (16) 99132-7741 (plantão)
- Disque 100
- Polícia Militar: 190
- Guarda Civil Municipal: 199
- E para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie @safernetbr
PROGRAMAÇÃO MAIO LARANJA – CAMPANHA FAÇA BONITO
16 de maio | terça-feira
Abertura da campanha e sarau com adolescentes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e escolas da rede pública estadual.
Parceria com a Casa da Juventude.
Das 8h30 às 11h30.
No Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Sertãozinho.
17 de maio | quarta-feira
Entrega de folhetos informativos e sacolinhas de lixo nos semáforos.
Das 8h30 às 11h30.
Na Praça 21 de Abril – Centro.
18 de maio | quinta-feira
Capacitação para profissionais que atuam na rede intersetorial de proteção a crianças e adolescentes.
Com Sheila Maria Prado Soma, psicóloga especialista em intervenção com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e uma das criadoras do Projeto Tartanina, de prevenção a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.
Das 13h às 17h30.
Auditório do IFSP Sertãozinho.
19 de maio | sexta-feira
Contação da história “O Segredo de Tartanina”, que aborda o delicado tema do abuso sexual, de forma lúdica, leve, cuidadosa e com linguagem adequada às crianças.
Para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamento de escolas municipais.
Das 9h às 11h e das 14 às 16h.
Auditório da EMEF “Profª Elvira Arruda Souza”.
De 22 a 26 de maio
Oficinas voltadas para famílias usuárias dos CRAS.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS