A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou hoje no Instituto Federal de São Paulo - Campus Sertãozinho, a abertura da campanha “Maio Laranja”, que alerta sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Houve a apresentação de um sarau para estudantes de escolas públicas e representantes de Organizações da Sociedade Civil (OCSs). Os adolescentes recitaram poemas, cantaram músicas e expuseram suas opiniões e receberam orientações sobre os problemas relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes.
A ação faz parte do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio.
Atendimento:
Em Sertãozinho, o atendimento é feito pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que ajuda a preservar os diretos das crianças e adolescentes. Seus assistentes sociais, psicólogos e terapeuta ocupacional oferecem atendimento qualificado a famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.
Faça a denúncia:
Os direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e devem ser respeitados. A defesa e proteção a crianças e adolescentes é uma responsabilidade não só da família, mas de toda a sociedade. Por isso, quando desconfiar ou confirmar alguma agressão, denuncie!
Onde Denunciar:
– Conselho Tutelar: (16) 3945-2711 ou (16) 99132-7741 (plantão)
– Disque 100
– Polícia Militar: 190
– Guarda Civil Municipal: 199
– E para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie @safernetbr
PROGRAMAÇÃO MAIO LARANJA – CAMPANHA FAÇA BONITO
17 de maio | quarta-feira
Entrega de folhetos informativos e sacolinhas de lixo nos semáforos.
Das 8h30 às 11h30.
Na Praça 21 de Abril – Centro.
18 de maio | quinta-feira
Capacitação para profissionais que atuam na rede intersetorial de proteção a crianças e adolescentes.
Com Sheila Maria Prado Soma, psicóloga especialista em intervenção com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e uma das criadoras do Projeto Tartanina, de prevenção a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.
Das 13h às 17h30.
Auditório do IFSP Sertãozinho.
19 de maio | sexta-feira
Contação da história “O Segredo de Tartanina”, que aborda o delicado tema do abuso sexual, de forma lúdica, leve, cuidadosa e com linguagem adequada às crianças.
Para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamento de escolas municipais.
Das 9h às 11h e das 14 às 16h.
Auditório da EMEF “Profª Elvira Arruda Souza”.
De 22 a 26 de maio
Oficinas voltadas para famílias usuárias dos CRAS.
Ronaldo Oliveira
Departamento de Comunicação PMS