Secretaria de Assistência Social de Sertãozinho participa de campanha e distribui material de conscientização à população na Praça 21 de Abril
Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Lei Federal nº 9.970/2000 determinou a data em memória da menina Araceli, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e brutalmente assassinada no dia 18 de maio de 1973.
Para conscientizar a população, a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Assistência Social, tem realizado nesta semana diversas atividades. Na manhã da última quarta-feira (17), a equipe do CREAS promoveu uma ação de panfletagem e orientações na Praça 21 de Abril, mais precisamente no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e Washington Luiz, no Centro de Sertãozinho.
Foram entregues para condutores de veículos saquinhos de lixo para carro da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”. Pedestres e lojistas receberam cartilha e jornal sobre o tema. Nos materiais há informações adequadas para crianças e adultos sobre como identificar sinais de abuso e onde denunciar (confira os números no final da matéria).
A assistente social e diretora do CREAS, Juliana Cintra Freitas, ressalta a importância de mobilizar e sensibilizar a sociedade a participar da defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “O combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é uma responsabilidade não só da família, mas de toda a comunidade. Somente com a defesa de seus direitos podemos resguardar seu desenvolvimento livre da violência e da exploração sexual”.
DENUNCIE!
Os direitos dos menores são reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e devem ser respeitados. O silêncio só agrava a situação e impede que a vítima saia desse contexto de violência. Por isso, sempre que desconfiar ou confirmar esse tipo de agressão, denuncie!
ONDE DENUNCIAR
- Conselho Tutelar: (16) 3945-2711 ou (16) 99132-7741 (plantão)
- Disque 100
- Polícia Militar: 190
- Guarda Civil Municipal: 199
- E para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie @safernetbr
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS