25 MAI 2023
CENTRO POP PASSA A FUNCIONAR AOS FINAIS DE SEMANA DURANTE O OUTONO E INVERNO
Albergue noturno também aumenta a capacidade para o período de frio e as abordagens noturnas são intensificadas

O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua “Violanda Gemente Aran” – Centro POP, equipamento da Prefeitura de Sertãozinho ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, passará a funcionar também aos finais de semana a partir deste sábado (27) até o final de agosto. O atendimento acontecerá no mesmo horário dos dias da semana, das 8h às 17h, com o objetivo de oferecer abrigo aos utilizadores durante a semana toda nesse período de temperaturas mais baixas.

As pessoas que frequentam o Centro Pop podem fazer três refeições por dia: café da manhã, almoço e lanche da tarde. Lá também podem guardar seus pertences, tomar banho e lavar suas roupas, com produtos de higiene e limpeza fornecidos no local. Ao longo do dia, os utilizadores têm atendimentos com assistente social e psicólogo, além de outras atividades com pedagoga social, educador físico e grupos de auto e mútua ajuda.

À noite, as pessoas atendidas pelo Centro Pop são encaminhadas para o Albergue Noturno “Octávio de Oliveira Campos”, onde recebem toalha, roupas, alimento e acomodação para dormir protegidas.

Em função do aumento da demanda que costuma ocorrer nesse período de temperaturas mais baixas, a Secretaria de Assistência Social vai ampliar a parceria com o albergue a partir de 1º de junho até o final do inverno, para que o local tenha capacidade de atender mais pessoas. Segundo Celso Luiz Garrefa, pedagogo social e diretor do Centro POP, o local ganhou mais seis vagas. “Somadas às 25 vagas que já existiam no albergue, agora serão até 31 utilizadores atendidos por noite, quantidade suficiente para o município, de acordo com histórico de atendimentos nesse período”, explica Celso.

Além disso, as abordagens a pessoas em situação de rua, que a secretaria de Assistência Social já realizava, serão intensificadas até o final do período de frio, com a distribuição de cobertores e leite quente para aqueles que se recusarem pernoitar no albergue.

Confira quais são os serviços de atendimento à população em situação de rua em Sertãozinho:

CENTRO POP
Endereço: Rua Epitácio Pessoa, 2.650 – Jardim Alvorada

Casa de Passagem – Albergue Noturno “Octávio de Oliveira Campos”
Endereço: Rua Elpídio Gomes, 353 – Centro

Luciana Nascimento