25 MAI 2023
EMEI “ANA MARIA CANESIN LOVATO” RECEBE OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO
A Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, já iniciou as obras de reforma e ampliação na EMEI “Ana Maria Canesin Lovato”, localizada no bairro Jardim Santa Marta.

Foram colhidas informações sobre demandas e necessidades de melhorias no prédio através da diretoria da escola em conjunto com a Secretaria de Educação. A escola vai receber mais de 10 intervenções estruturais, contemplando instalações elétricas e hidráulicas, pisos, revestimentos, coberturas, pinturas, calçamento público e elevação de muros, para aumento da segurança das crianças e profissionais da educação. Todo o prédio está passando por adequação na rede elétrica e climatização.

Haverá aumento de opção de recreação para as crianças: o atual playground está sendo adequado para a creche e outro construído para os alunos da pré-escola, os solários estão em reforma, e os berçários ampliados.

O valor do contrato da obra é de R$ 1.414.000,00, já englobando todos os serviços citados acima.

VALOR DA OBRA
Segundo o Boletim Econômico de Abril de 2023 do SindusCon-SP, o Custo Unitário Básico da construção no Estado de São Paulo é de R$2.219,28 por metro quadrado. Esse custo não contempla mobiliário, climatização, licenciamento em órgãos reguladores, paisagismo e demais gastos necessários numa obra escolar.

A área construída da EMEI “Ana Maria Canesin Lovato”, após a ampliação, chegará a 1870 m². Toda a área da escola passará por reformas nas áreas civis, hidráulicas e elétricas para garantir a qualidade do prédio público e proporcionar segurança e conforto aos alunos.

A obra está sendo feita através do processo de licitação, obedecendo à lei nº 8.666 de 1993 e regulamentado pela nova lei de licitações e contratos administrativos nº 14.133 de 2021.

O termo de referência para a elaboração do edital do processo foi preparado com itens a partir de tabelas bases de estruturação de escolas, como o manual de instrução da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e catálogos técnicos do Governo do Estado de SP.

Uma série de ações de suporte para a viabilização das obras a cargo da FDE é realizada permanentemente. Entre elas destacam-se a elaboração de pesquisas e a definição das especificações técnicas para construção escolar, em conjunto com os catálogos técnicos de ambientes, serviços e componentes.

O valor da obra de reforma e ampliação da EMEI “Ana Maria Canesin Lovato” foi calculado com base nas tabelas oficiais do governo, a FDE e a Companhia e Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

Ana Carolina Milani