Junho marca o início do período de estiagem na região, que vai durar até final de setembro. Nessa época do ano, a umidade relativa do ar cai e atinge níveis que podem causar problemas à saúde de todos. A Defesa Civil de Sertãozinho alerta sobre riscos e cuidados para esta época.
Durante esse período, existe uma redução, atraso ou ausência de chuvas. Consequentemente, o ar fica mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias.
A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito elaborou algumas dicas para prevenir riscos à saúde:
- Nos dias em que a umidade relativa do ar estiver baixa, evite a prática esportiva entre 11h e 17h;
- Use o protetor solar;
- O ideal é introduzir ou aumentar um pouco o consumo de alimentos como legumes, frutas, verduras, hortaliças e cereais ricos em fibras. Evite comidas gordurosas e industrializadas;
- Hidrate-se. Umedeça o ambiente com toalhas molhadas e recipientes com água, principalmente no período noturno e antes de dormir;
A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO
A todo momento, o corpo perde líquidos através do suor, da urina, da evacuação e dos demais fluidos corporais. Sendo assim, ingerir água regularmente permite que suas funções cerebrais funcionem melhor. A água também transporta os elementos químicos nos órgãos, tecidos e sistema.
A desidratação reduz as habilidades cognitivas, a atenção, a memória e a capacidade de concentração.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS