A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Assistência Social, começa amanhã a campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, o “Junho Violeta”. Serão várias atividades com a participação das equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), do Conselho Municipal do Idoso e da Secretaria de Saúde.
Confira:
- 14 de junho | quarta-feira | das 8h30 às 11h30
No auditório do Instituto Federal de Sertãozinho (IFSP)
Capacitação de servidores municipais que atuam na rede proteção à pessoa idosa, com Maria Claudia Moura Borges, assistente social especialista em gerontologia e políticas públicas.
Os servidores interessados devem realizar inscrição prévia através do e-mail:
creas.stz@gmail.com ou do WhatsApp: 16 99623-0569.
-
15 de junho | quinta-feira | das 8h30 às 11h30
No Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Integração entre os idosos da Casa Pia “São Vicente de Paula” e de todos os equipamentos sociais: os CRAS, CCI e Centro Dia do Idoso (CDI).
-
16 de junho | sexta-feira | das 8h30 às 11h30
Em todas as UBSs, na UPA e no Centro Médico de Especialidades
Ação de informação e conscientização sobre os direitos da pessoa idosa nas salas de espera das unidades de saúde de Sertãozinho e Cruz das Posses.
Direitos:
No Brasil, os direitos de todas as pessoas com 60 anos ou mais são garantidos pela Lei Federal nº 10.741/2003, mais conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa. Garantir esses direitos é um dever não só do poder público, mas de toda a população. Infelizmente, muitas pessoas idosas têm seus direitos desrespeitados e sofrem maus-tratos como negligência, abandono, além de violências física, sexual, psicológica, patrimonial e financeira.
Denúncia :
Você pode denunciar casos de violência através do Disque 100, que é o principal canal de comunicação sobre o assunto. Denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp, pelo número (61) 99656-5008, do Governo Federal. A Guarda Civil Metropolitana de Sertãozinho também pode ser acionada através do 153 ou 199, 24 horas por dia.
Ronaldo Oliveira
Departamento de Comunicação PMS