Hoje, 15 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, e o mês foi escolhido para a campanha de conscientização sobre este tema: é o Junho Violeta. Com a intenção de valorizar os idosos da Casa Pia e os que participam dos equipamentos sociais de Sertãozinho, a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, realizou hoje de manhã um encontro no Centro de Convivência do Idoso (CCI).
A atividade iniciou na quadra, onde os cerca de 180 idosos foram recebidos pela diretora do CCI, Lara Ferreira, e puderam prestigiar as apresentações preparadas pelos grupos de atividades. Primeiro, aconteceu a apresentação da coreografia “Vítor ou Vitória”, realizada em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer e a AELC. Coordenada por Andrea Sartori, a dança foi exibida recentemente nos Jogos da Melhor Idade (JOMI).
Em seguida, foi a vez dos grupos de canto coral do CCI e do CRAS 2 mostrarem seu talento. As aulas dessa atividade também são uma parceria com a pasta de Esportes e a AELC. Logo depois, o grupo teatral do CCI apresentou o esquete “Quem cai de maduro é fruta”. Sob a direção da atriz Cintya Tanelli, as aulas de teatro acontecem em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo. A seguir, idosos dos CRAS I, IV e V (extensão Vila Garcia) realizaram uma apresentação musical e, logo após, participantes dos CRAS II, III e V executaram um número de percussão corporal e interação musical.
Após um delicioso café, com direito a chocolate quente, bolo e canjica, a plateia se divertiu com a exibição do vídeo “O menino e o muro”, realizado pelo grupo Os arteiros do CDI, com a direção e edição da artista Aidê Quirino. Depois foi a vez da diretora do CREAS, Juliana Freitas, introduzir a assistente social Natália Saran e a terapeuta ocupacional Larissa Barros, que deram uma palavra sobre os direitos da pessoa idosa, as formas de violência a que estão propensos e como e onde denunciar.
Após a exibição de um vídeo especial sobre os murais realizados pelos grupos de artesanato, todos puderam conferir a exposição desse lindo trabalho no salão do CCI. Dona Graça Perticarrari, 74 anos, é frequentadora do CCI há dez anos e participa dos grupos de artesanato, teatro, ioga e musicalização. “A música é o que eu mais gosto, ajuda a estimular a memória”, ela conta. E completa: “aqui eu tenho todos os valores que não tive na minha casa. São pequenas coisas, mas que têm um valor enorme. Não há dinheiro que compre isso”.
A CAMPANHA
Ontem os servidores municipais da rede de proteção ao idoso participou de um treinamento ministrado pela assistente social especialista em gerontologia e políticas públicas, Maria Claudia Moura Borges. E amanhã haverá uma ação de conscientização nas salas de espera de todas as unidades de saúde de Sertãozinho e Cruz das Posses.
O “Junho Violeta” é uma realização da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, com apoio da Secretaria de Saúde.
COMO DENUNCIAR?
Você pode denunciar casos de violência através do Disque 100, que é o principal canal de comunicação sobre o assunto. Denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp, pelo número (61) 99656-5008, do Governo Federal. A Guarda Civil Metropolitana de Sertãozinho também pode ser acionada através do 153 ou 199, 24 horas por dia.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS