No último final de semana (24 e 25), a Guarda Civil Metropolitana de Sertãozinho (GCM) realizou operações para combater o uso de cerol em linhas no bairro Parque do Triunfo. Participaram dessas operações as equipes de patrulhamento e de ROMU.
Durante a operação, vários carretéis de linha contento produto cortante (cerol) foram apreendidos e os moradores da região foram orientados.
PERIGOS DO CEROL
O cerol é uma mistura de vidro moído com cola que é usada em linhas de pipa e papagaios, tornando-a altamente cortante, o que representa perigo para toda a população e coloca em risco pedestres, ciclistas e motociclistas que circulam pela cidade, além da própria pessoa que está utilizando. O risco aumenta nessa época do ano, quando começa a temporada de mais ventos e que normalmente tem maior adesão à prática de empinar pipas.
O uso de cerol é proibido legalmente, através da lei municipal nº 3.267/1997 e da lei estadual nº 17.201/2019, com descumprimento passível de multa de mais de R$ 1.300,00, podendo chegar a R$ 132 mil.
DENÚNCIAS
Para denunciar situações de uso de cerol, ligue para os números 153 ou 199.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS