Atenta à importância de otimizar o dia a dia de profissionais autônomos, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Administração, segue ampliando a lista de serviços que dispensam documentos em papel e comparecimento aos órgãos públicos. Afinal, ninguém quer desperdiçar tempo no trânsito, em filas ou ao telefone, não é verdade?
Agora já estão disponíveis on-line, através do SIM Digital Sem Papel, vários procedimentos da Secretaria de Fazenda que podem ser feitos em poucos minutos, como:
- abertura, alteração ou baixa de inscrição de autônomos no Cadastro de Contribuintes do Município (CCM);
- certidão de inexistência de cadastro no CCM;
- alvará para licença e funcionamento (1ª e 2ª via).
Então se ligue no tutorial que preparamos:
- Acesse o site da Prefeitura de Sertãozinho, entre na aba Cidadão e clique em SIM – Sem Papel;
- Realize o cadastro na plataforma informando um e-mail válido. Se for cadastrado, entre com o login e senha e clique em “Prosseguir”;
- Clique em “Protocolos”;
- Na aba “Informações - passo 2”, vá até o campo “Assunto” e procure pelo serviço desejado.
- Preencha todas as informações pedidas e depois anexe os documentos necessários.
- Clique em “Protocolar”
Pronto! A partir daí as solicitações serão analisadas pela Secretaria de Fazenda e respondidas aos munícipes, que podem acompanhar, pelo aplicativo ou por e-mail, toda a tramitação de seu processo. Pedidos que demoravam ao menos uma semana para resolução, atualmente podem sair até no mesmo dia!
Para o prefeito Dr. Wilsinho, O SIM Sem Papel possibilita menor burocracia e maior eficiência. “Isso facilita a vida do cidadão de Sertãozinho e Cruz das Posses, principalmente dos autônomos, que muitas vezes não contam com funcionários para realizar esse tipo de serviço e precisam cuidar de toda a parte burocrática sozinhos”, destaca.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS