O Projeto Composta Sertão, uma iniciativa da Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, prorrogou o prazo de inscrições para esta quinta-feira (06). O único requisito é ser morador de Sertãozinho ou de Cruz das Posses e estar disposto a aprender a usar o sistema.
Serão distribuídas, neste sábado (08), composteiras para os primeiros 60 inscritos. Na ocasião, os munícipes contemplados também vão participar de oficina de capacitação, onde serão mostradas todas as etapas do processo.
Então se você quer aprender a técnica de compostagem caseira e levar para casa uma composteira, confira os detalhes abaixo:
COMPOSTA SERTÃO
Inscrições: até 06 de julho (quinta-feira)
No site:
http://compostasertao.com.br
Entrega das composteiras e capacitação: 08 de julho (sábado), às 9h
Local: IFSP Campus Sertãozinho
Os inscritos serão contatados pelo Instituto Agir Ambiental, empresa parceira da Prefeitura no gerenciamento do Programa.
COMPOSTAGEM CASEIRA
Trata-se de um processo de produção de adubo orgânico com sobras de alimentos. Por ser rico em nutrientes, esse composto é muito indicado para ser utilizado em hortas, árvores frutíferas e até mesmo em jardins.
As composteiras do programa podem ser manuseadas por qualquer pessoa e acondicionadas até mesmo em apartamentos pequenos. São três caixas plásticas empilhadas, sendo que nas duas caixas superiores ocorre a reciclagem dos restos de alimentos e sua transformação em adubo natural sólido. Essas caixas possuem furos em sua base, permitindo que o adubo líquido escorra e seja acumulado na caixa inferior.
COMPOSTA SERTÃO
Promove uma solução local e de baixo custo para o gerenciamento dos resíduos através da doação de composteiras e realização de oficinas de compostagem. A compostagem também ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa produzidos durante o transporte e aterramento do lixo.
O projeto é uma realização da Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com o Instituto Agir Ambiental, e conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Sertãozinho.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS