A Defesa Civil de Sertãozinho, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, realizou ontem (03) ação de conscientização sobre o período de estiagem na área rural do município.
O secretário Fabiano Trigo, membros da Patrulha Rural da Guarda Civil Metropolitana, da Secretaria de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros também participaram da ação. Seis propriedades, entre chácaras e sítios, foram visitadas para orientações sobre os riscos de incêndios em áreas de vegetação seca.
A saída das equipes para a operação aconteceu no Ginásio de Esportes “Pedro Ferreira dos Reis” (Docão), e contou com a presença do prefeito Dr. Wilsinho.
PERÍODO DE ESTIAGEM
Estiagem é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas. Nessa época, o ar fica mais seco e facilita problemas respiratórios, gripes e alergias. Pode ocorrer também o racionamento de água em virtude da sua diminuição nos reservatórios e rios, e a consequente falta de energia elétrica, pois grande parte da eletricidade no Brasil é produzida por usinas hidrelétricas.
RISCO DE INCÊNDIO
Há um aumento significativo em registros de incêndios em matas e florestas. Grande parte dos incêndios é causado por ação do homem, ou seja, um simples resto de cigarro aceso jogado às margens das rodovias pode iniciar um verdadeiro problema.
Para evitar essas ocorrências:
- Não acenda fogueiras, evite qualquer tipo de queimada;
- Mantenha em dia a limpeza de terrenos baldios, sem construção e de terrenos com materiais como sucatas e reciclagem;
- Não ateie fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de árvores;
- Descarte o cigarro apenas em locais apropriados.
Por último, apesar de não ser uma prática em nossa cidade, não solte balões, pois podem causar grandes incêndios e danos a toda a população, além de ser crime ambiental.
Ao identificar um incêndio, procure um local seguro, distante do fogo e da fumaça. Ligue para 193 ou 199 e indique o local exato do incêndio e, se possível, com pontos de referência.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS