A Defesa Civil de Sertãozinho, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Trânsito da Prefeitura de Sertãozinho, realizou, no último sábado (12), na Praça 21 de Abril, uma ação de conscientização da população sobre o período de estiagem, com dicas de cuidados com a saúde e meio ambiente.
O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, efetivos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Patrulha Rural e com o Corpo de Bombeiros. O secretário de Segurança Pública e Trânsito, Fabiano Trigo, e o Comandante da GCM, Thiago Carvalho, também estiveram presentes na ação.
PERÍODO DE ESTIAGEM
Estiagem é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas. Nessa época, o ar fica mais seco e facilita problemas respiratórios, gripes e alergias. Pode ocorrer também o racionamento de água e, devido ao baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, pode haver aumento nas tarifas de energia pela necessidade de acionar usinas termelétricas.
CUIDADO COM A SAÚDE
A todo momento, o corpo perde líquidos através do suor, da urina, da evacuação e dos demais fluidos corporais. Sendo assim, ingerir água regularmente permite que suas funções cerebrais funcionem melhor. Por esse motivo, a desidratação reduz as habilidades cognitivas, a atenção, a memória e a capacidade de concentração. A água também transporta os elementos químicos nos órgãos, tecidos e sistema.
RISCO DE INCÊNDIO
Durante o período de estiagem, há um aumento significativo em registros de incêndios em matas e florestas. Grande parte dos incêndios é causada por ação do homem, ou seja, um simples resto de cigarro aceso jogado às margens das rodovias pode iniciar um verdadeiro problema.
Para evitar essas ocorrências:
- Não acenda fogueiras, evite qualquer tipo de queimada;
- Mantenha em dia a limpeza de terrenos baldios, sem construção e de terrenos com materiais como sucatas e reciclagem;
- Não ateie fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de árvores;
- Descarte pontas de cigarro apenas em locais apropriados.
Ao identificar um incêndio, procure um local seguro, distante do fogo e da fumaça, ligue para 193 ou 199 e indique o local exato do incêndio, se possível, com pontos de referência.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS