Aconteceu em Sertãozinho, na tarde do último sábado (12), o 1º Simpósio de Dança Inclusiva, um evento resultado de projeto contemplado no Programa de Valorização ao Artista (Provar), edital de incentivo à cultura da Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Cultura e Turismo, contando ainda com o apoio da Secretaria de Assistência Social por meio do Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência.
A atividade, com proposta de autoria do professor de dança Kaká Moares, foi ministrada no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” (CEU das Artes) pelo professor de dança inclusiva, Alexandre Snoop, e teve como tema principal a inclusão e a equidade na aplicação de oficinas de dança para pessoas com deficiência (PcDs).
Logo no início, os 40 participantes, entre PcDs e acompanhantes, assistiram ao documentário “Literalmente especiais”, sobre o trabalho realizado por Snoop, pioneiro da dança inclusiva em Ribeirão Preto. Em seguida, o professor fez demonstração em dupla com os dançarinos Fábio Guedes e Jéssica Lossardo, ambos com paralisia cerebral. Ao longo do simpósio, Alexandre ensinou técnicas para que as aulas ou oficinas de dança sejam realmente inclusivas.
OFICINAS
A partir de amanhã, começam, também no CEU das Artes, as seguintes oficinas de dança inclusiva para PcDs.
ONDICIONAMENTO FUNCIONAL
Terças-feiras | 19h | professor Vitor
DANÇA DE SALÃO
Quintas-feiras | 19h |professor Kaká Moraes
DANÇAS URBANAS
Sextas-feiras | 19h | professor Kaká Moraes
Ainda há algumas vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever através do site da Prefeitura, ou acessando o link:
http://sertaozinho.sp.gov.br/oficinas-de-danca-inclusiva
O Departamento de Atenção à PcD está alocado na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada à Rua Auad Sader, 160 – Jardim Liberdade. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (16) 3945-3610.
Já o CEU das Artes fica à Rua Pedro Montenegro, 340 – Jardim Santa Marta, em Sertãozinho.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS