A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, dentro da programação oficial da Fenasucro & Agrocana, realizou ontem o 1º Encontro da Câmara Setorial de Alimentação – CRIA Sertãozinho. O município foi escolhido no ano passado como uma das cidades criativas do Estado de São Paulo, fazendo parte de 10 municípios selecionados por um edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado. Dentro de todas as cidades criativas, Sertãozinho optou pelo ramo de gastronomia: a cidade tem duas das maiores fábricas de sorvete do estado de São Paulo, além de sete cervejarias registradas no MAPA e ANVISA.
No encontro, toda essa cadeia produtiva foi colocada frente a frente, com a participação de três grupos:
- Cervejarias e Fábricas de Sorvete
- Centros Educacionais, como o Instituto Federal, Senai, Fatec e Faculdades Anhanguera
- Empresas fornecedoras (aço inox, automação e motores)
Segundo o diretor de Desenvolvimento Turístico, Marcelo Pelegrini, a idéia é que a partir desse encontro, aconteçam reuniões entre as partes, a fim de desenvolver os produtos fabricados na cidade. “Com isso Sertãozinho pode vir a ter condição de se candidatar à cidade criativa mundial em 2025, em edital que deve ser aberto pela UNESCO”, afirmou.
Entre os participantes do painel de debates, estavam Dr. Aluísio de Freitas Miele, Mestre em Direito pela USP; Elziane Sandrim, turismóloga; Guilherme Bidóia, engenheiro Br.Brew Cervejaria; Marcelo Pelegrini, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Turístico de Sertãozinho; Josias Nascimento, Secretário de Cultura e Turismo e o Dr. Wilsinho, prefeito de Sertãozinho.
Ronaldo Oliveira
Departamento de Comunicação PMS